Datafolha: Ciro, o único a variar positivamente fora da margem de Erro

Pedetista cresce em todos os cenários, contudo cresce para além da margem de erro no cenário 2 no qual o candidato tucano aventado seria Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul.

Os pessimistas diriam que se trata também de mais uma estabilização “nem nem”, nem cresce nem desce, assim como a tendência observada pela pesquisa entre todos os candidatos que aparecem no levantamento praticamente estagnados.

Fortaleza CE 6 10 2018- O candidato do PDT a presidencia da Republica Ciro Gomes durante carreata em Fortaleza. foto Leo Canabarro

Mas o único cenário em que houve variação para fora da margem de erro da pesquisa é justamente o cenário 2 no qual Ciro Gomes saltou de 9% para 12% das intenções de voto.
Pedetistas buscando os dados positivos para Ciro podem argumentar que em todos os cenários o ex-governador do Ceará figurou com variação positiva, ainda que dentro da margem de erro: cenário 1 ele foi de 8% para 9%, no cenário 2, como já vimos subiu de 9% para 12%, pontuando ainda com 11% no cenário 3 e com 10% no cenário 4 onde se colocaram praticamente todos os possíveis candidatos à presidência da república, inclusive um possível vice de Ciro, José Luiz Datena que teve 4% das intenções de voto.

Ciro Presidente – Datena Vice?

Sergipe SE 06 09 2018-O candidato a presidencia da Republica Ciro Gomes(PDT) durante encontro que com lideranças sergipanas. foto Twitter
Apresentador José Luiz Datena
com apresentadora Dani Calabresa no CQC 2013

Será? Nessa semana o PDT fez um convite ao apresentador da TV Bandeirantes para que se filiasse no partido a fim de figurar como candidato a vice numa eventual chapa pura pedetista, repetindo a tática de 2018 quando o PDT levou a Senadora Kátia Abreu para o partido e a colocou numa chapa pura com Ciro Gomes.
O que não se sabe, é se esse movimento é fruto das articulações políticas de Lula no nordeste, tal qual em 2018, que tenha inviabilizado pretensas alianças entre o PDT e setores progressistas nordestinos, ou se, realmente, trata-se de um movimento para tentar aglutinar a popularidade do apresentador José Luiz Datena dando mais penetração a Ciro com o eleitorado do Sul/Sudeste.

Enquanto isso Bolsonaro Nem Nem

Havia uma grande expectativa de setores progressista e bolsonarista para verem as consequências eleitorais ao Presidente Jair Bolsonaro, frente as manifestações promovidas por ele no último 7 de setembro. De um lado a esquerda acreditava que Bolsonaro pudesse perder apoio popular diante das pautas que propunham a ruptura institucional, já que as duas exigências básicas feitas pelos grupos bolsonaristas eram inconstitucionais: a destituição dos ministros da suprema corte e a aprovação do voto impresso.
Saiba mais clicando no link abaixo

Lula com possibilidade de vitória no primeiro turno em todos os cenários

A grande marca dessa pesquisa Datafolha foi a surpreendente estabilização das intenções de votos em todos os candidatos. Isso poderia apontar tanto um teto para Lula quanto um piso para Bolsonaro? Veremos! Teremos de esperar as próximas pesquisas.
Se a estabilidade não agrada quem está embaixo, ao menos dá conforto ao ex-presidente que flerta com cenários que o fazem sonhar com uma vitória já no primeiro turno.
Lula, “macaco velho” desconversa e estimula todos os partidos a lançarem candidatos dizendo que depois no segundo turno a população decide quem será o próximo presidente.
Saiba mais clicando no link abaixo.

Marcio Pheper
Redaç@o

Um comentário em “Datafolha: Ciro, o único a variar positivamente fora da margem de Erro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.