Por um triz! Principais institutos de Pesquisas indicam Lula quase lá

Por um triz! Principais institutos de Pesquisas indicam Lula quase lá

Instituto Datafolha e Instituto IPEC indicam Lula com 50% e 51% de votos válidos a um triz de levar no primeiro turno.

Na margem de erro ele teria entre 48% e 53%, ou seja, existe uma margem estatística indicando possibilidade de segundo turno. O que seria um desastre para democracia brasileira.

No IPEC Lula variou negativamente 1 ponto percentual, Bolsonaro subiu 3 pontos, Ciro despencou e agora pontua 5% empatado com Tebet.

Contra Lula pesam o índice de abstenção que historicamente é alta, de 20,33 %, 29.941.265 votos em 2018. Como existem fatores econômicos no votar, a contar pela necessidade de deslocamento, o que atinge mais os pobres – devido a necessidade de mudanças por trabalho ou alugueis – isso pode ser decisivo numa eleição apertada.

Terrorismo bolsonarista deve decidir a eleição

A favor do Presidente Lula há 60% de eleitores de Ciro e Tebet que admitem mudar o voto para definir a eleição já no primeiro turno. O efeito terror de Bolsonaro deve levar muitas pessoas a pesarem as consequências de um “Outubro de Sangue” e nessa balança a tendência é haver um movimento de “basta” em forma de voto útil pró-Lula.

Clique para ler a matéria completa

Não só no IPEC e Datafolha, mas também a Genial Quaest, IPESPE e outros institutos captaram já um movimento de voto útil pró-Bolsonaro oriundos de Ciro e votos brancos e nulos que passaram a indicar voto no atual presidente.

Ciro atacou tanto Lula que converteu seus eleitores em voto útil Bolsonarista

A pesquisa IPESPE publicada ontem, na véspera da votação nacional, corrobora com outros levantamentos num movimento de derretimento da candidatura Ciro Gomes. Ao contrário do que se pensava, os primeiros a abandonar o barco em direção a um dos dois polos foram os que tinham como segunda preferência o atual mandatário da república.

clique aqui para leitura completa

Marcio Pheper
Redaç@o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.